Laminação gráfica: entenda a importância para o seu material!

Páscoa personalizada: embalagens ideais para valorizar sua marca e promover seus doces artesanais!
25 de março de 2022
Imprimir em gráfica: 5 vantagens para você profissionalizar sua produção!
25 de março de 2022

Quando falamos de materiais impressos de maior duração, como cartões de visita, capas de livros, cadernos, cardápios e muitos outros, é preciso trabalhar com laminação!

“Mas o que é laminação, Cedáblio?”. A gente te explica: a laminação nada mais é do que um acabamento gráfico feito com uma película plástica fina e transparente que reveste o impresso.

A aplicação é semelhante ao da plastificação, mas em gráficas, ela é feita por meio de uma máquina laminadora que vai realizar o processo automaticamente sem bolhas ou imperfeições, o que acaba oferecendo um maior custo-benefício em relação à produção em casa, que pode ocorrer muita perda.

E por que investir em um material laminado?

1. Antes de tudo, pela proteção

A  laminação é o que vai dar mais proteção e durabilidade para o material que exige uma maior vida útil. Sem ela, o desgaste e o desbotamento da impressão são muito maiores, de forma que você terá que reimprimir o mesmo material diversas vezes.

Além disso, a película laminada vai evitar marcas de envelhecimento no papel e manchas, respingos de líquidos e sujeiras que podem acarretar na perda do material.

2. Em segundo, pelo profissionalismo

Outro motivo para a laminação ser escolhida é para dar mais profissionalismo para o material!

Pense em dois materiais: um cartão de visitas impresso em casa, com um papel A4 comum e, em um cartão de visitas profissional com papel couchê, laminação fosca e hot stamping. Qual passará mais credibilidade para o cliente?

Além disso, a laminação, é capaz de dar um acabamento para o material, pode ajudar a destacar determinadas informações, como o logo da sua empresa.

Tipos de laminação

E você sabia que existem diversos tipos de laminação que podem ser escolhidas?

Existem diversos tipos com vários métodos de aplicação, sendo as mais comuns:

  • Laminação BOPP fosco;
  • Laminação BOPP brilho;
  • Laminação BOPP holográfica;
  • Laminação verniz relevo;
  • Laminação high gloss;
  • Laminação verniz aromatizada;
  • Laminação verniz com glitter;
  • Laminação verniz texturizada.

Dentre todas as laminações existentes, as mais comuns que você precisa conhecer são as de laminação fosca e com brilho.

Na laminação brilho o acabamento é feito com uma película “brilhante”, que oferece um certo reflexo. Assim, ela dá ao material uma aparência mais marcante, tornando as cores mais vivas.

Já na laminação fosca, as cores aparentam mais palidez, porém geralmente transmitem uma sensação mais sofisticada e minimalista.

E por fim, essa dica você não pode deixar de anotar: na hora de orçar o seu material na gráfica, é possível explicar qual tipo de laminação você deseja. Se tiver dúvidas, o profissional poderá te explicar e te dar exemplos sobre cada uma!

Quer saber mais sobre quais laminações são ideais para os seus projetos? Entre em contato com a Cedáblio!

Os comentários estão encerrados.