Escala Pantone: entenda como o sistema de cores garante a fidelidade à sua marca!

Imprimir em gráfica: 5 vantagens para você profissionalizar sua produção!
25 de março de 2022
Entenda a linguagem das gráficas e saiba como pedir seu material!
22 de julho de 2022

Você já ouviu falar na Pantone, só não sabe.

Antes de falarmos sobre impressão, você precisa entender quem é a Pantone®. A empresa com sede em Nova Jersey, EUA, é conhecida mundialmente por seu sistema de cores PMS (Pantone Matching System), um sistema de identificação precisa de cores através da numeração. E você pode achar que não faz ideia do que isso significa, mas você já viu muito por aí algumas das cores Pantone®, só não associou. Exemplos de cores Pantone Quer exemplos? Os tons Rosa Quartzo e Azul Serenity, as cores que ditaram a moda, a arquitetura, o design e até os feeds do Instagram em 2016, foram criadas lá na Pantone®.
E assim como o Rosa Quartzo e o Azul Serenity, anualmente a Pantone® reúne seus especialistas e escolhe tons específicos que estarão em tendência no ano vigente e que ditarão a moda.

E por que a Pantone® é tão importante?

O sistema numérico que identifica as escalas de cores Pantone® é único, sendo capaz de identificar cores de tinta com alta precisão, padronização e regularidade. E o que isso significa? Cada cor, ou tom, é único e tem seu próprio código Pantone®. Isso garante uma fidelidade maior de cor nas impressões gráficas, impedindo aquela variação que acaba acontecendo dependendo da impressão. A ideia da Pantone® é que a cor escolhida para a sua marca possa ser reproduzida em qualquer lugar do mundo da mesma forma, não se submetendo à subjetividade do olho humano. Além disso, só o sistema Pantone® consegue tratar cores metalizadas ou fluorescentes.

E na prática, como a Pantone funciona?

Apesar de ter códigos CMYK (impressão) e RGB (digital) equivalentes, a maioria das cores Pantone® não podem ser representadas fielmente com a mistura dos quatro pigmentos (ciano, magenta, amarelo e preto), uma vez que as cores Pantone são pigmentos únicos. Por isso, para utilizar uma cor da escala Pantone® é preciso comprar a tinta correspondente e seguir à risca o guia de fórmulas para garantir uma fidelidade maior de cor nas impressões gráficas. A parte ruim é que muitas gráficas não possuem essa tecnologia, já que exige um investimento mais alto.. A parte boa é que a sua marca será fielmente representada em quaisquer materiais e tipos de impressão que você solicitar, incluindo até mesmo tintas para parede. Agora que você já sabe como a escala Pantone® funciona, que tal procurar o código que representa mais fielmente as cores da sua marca e trazer para a Cedáblio? Assim, na próxima impressão você saberá que as cores estarão perfeitamente impressas!

Você já ouviu falar na Pantone, só não sabe.

Antes de falarmos sobre impressão, você precisa entender quem é a Pantone®. A empresa com sede em Nova Jersey, EUA, é conhecida mundialmente por seu sistema de cores PMS (Pantone Matching System), um sistema de identificação precisa de cores através da numeração.

E você pode achar que não faz ideia do que isso significa, mas você já viu muito por aí algumas das cores Pantone®, só não associou.

Exemplos de cores Pantone
Quer exemplos? Os tons Rosa Quartzo e Azul Serenity, as cores que ditaram a moda, a arquitetura, o design e até os feeds do Instagram em 2016, foram criadas lá na Pantone®.

Os comentários estão encerrados.